sábado, 24 de outubro de 2015

Por que depender de Deus ? 1Rs19

A graça e a paz amigos, segue abaixo um esboço de uma pregação, que fiz ontem 23/10/2015 na clinica de recuperação Desafio Jovem,Rio Grande da Serra. Que essa palavra possa falar ao seu coração, da mesma maneira que falou no meu, e que juntos, possamos estar cada dia mais dependente da presença do Espirito Santo em nossas vidas

TEMA: A DEPENDENCIA DA PRESENÇA DE DEUS.

Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
1 Reis 19:9

Aprender com Elias, ao conhecer um pouco da história dele, podemos nos identificar com algumas coisas.

- Quem era Elias?
Um grande profeta do Senhor, um homem que viveu grandes experiências na presença de Deus.

1 -  Orou para que não chovesse sobre a terra, e não choveu por mais de três anos.
Tg 5:17-18
2- Orou para que chovesse depois de três anos e meio e choveu.  Tg 5:17-18
3-  Foi alimentado milagrosamente por corvos enquanto saciava a sua sede com água do ribeiro de Querite. 1Rs 17:6
4-  Foi alimentado durante muitos dias por uma viúva que tinha somente um pouco de azeite em uma botija e um pouco de farinha em uma panela.  (no mesmo 1Rs 17)
5- Orou para que o Senhor mandasse fogo sobre um holocausto, diante de uma grande multidão e o fogo caiu do céu. 1Rs 17:38

    Ele foi um grande exemplo, você pode pensar “ah, mas ele era um profeta...”

Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.
Tiago 5:17-18

E nós também podemos viver essas grandes experiências. A ideia aqui não é mostrar um Elias super-herói e sim mostrar o quão importante é vivermos na presença de Deus, o quão importante é ter viver conforme a sua vontade, estar atento ao que o Espírito Santo quer nos mostrar. Deus é quem opera, desde que vivamos na presença Dele, sejamos guiados por Ele

·        Elias sendo este grande homem também viveu momentos difíceis, chegou a desejar a morte : “Já basta Senhor, toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” 1Rs19;4

- Por que Elias desejou a morte?

Partiu de um processo, logo após uma grande vitoria, ele recebeu uma ameaça que o deixou desanimado: PRIMEIRO CHEGOU O DESANIMO.
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".
1 Reis 19:1-2

- Por que ele teve medo de Jezabel?
Pense comigo. Não tinha um porque dele temer a Jezebel. Ele tinha acabado de derrotar centenas de profetas de Baal, Deus não permitiria Jezebel sequer tocar em um fio de seu cabelo. Aqui vemos Elias na dependência de seu Eu, de seu próprio sentimento. Cada um tem seu ponto fraco, e quando dependemos de nós mesmos estamos sujeitos a falhar, a cair.

- Qual foi a reação dele após se apoiar em seu EU ?  E como fazemos?
1Rs 19:3-4 – Deixou o seu moço e fugiu, foi embora sozinho, caminhando pelo deserto até ficar exausto, encontrar uma sombra e deitar.  Muitas vezes isso acontece com a gente também, depois de uma grande decepção, nos isolamos das pessoas, dos amigos, da família, queremos nos esconder. Muitos assim como Elias, chegam a desejar a morte! Não tem forças para viver ou encarar os desafios a frente.

- Como Deus age com quem depende de si mesmo?
1Rs 19:5-8 – Deus não nos abandona.Se você está aqui, você é um escolhido de Deus e Ele não vai te abandonar. Ele sabe que iremos quebrar a cara, mas Ele nos ama, vem com seu amor incondicional, cuida de nós por completo, nos alimenta fisicamente e espiritualmente. Não vemos Deus repreendendo, exortando.... Pelo contrario, enviou um anjo que tocou nele, o acordou, lhe deu uma refeição e o deixou dormir novamente, depois o acordou novamente, lhe deu comida, e disse que seria longo o caminho. Eiiii, o caminho é longo, e é estreito, como você quer seguir esse caminho? Dependente de si mesmo ou na dependência da presença de Deus?

- Sabe qual é a diferença?
Viver na Dependência de Deus = Vida de milagres
(1Rs17;2-3 / 1Rs17;8-9)
Viver na dependência de si mesmo = Fraquezas expostas.
- Elias caminhou...

1Rs19;8-13 – Se fortaleceu (se alimentar espiritualmente).
- Caminhou 40 dias, certamente não foi fácil caminhar 40 dias seguidamente. Mas ele foi, e entrou na caverna... por mais difícil que seja prossiga, não desista... Porque vale a pena.
- As vezes você pode estar caminhando a tanto tempo, e pensa que seu destino final é uma caverna...  Mas chegou o momento, todos precisamos ter um encontro com Deus. É o momento de sair da caverna, e por mais forte que esteja o vento, por mais bagunçada que esteja a sua vida, acalma-se, porque é na brisa suave que Deus vai falar com você... Deus fala com a gente de varias formas, Ele fala através de sua Palavra, fala com você através da sua oração, deu um louvor... Ele fala com você, basta estamos na presença dEle.

Se jogar na presença dEle

E para você é da mesma maneira... Continue a sua trajetória, prossiga para o alvo, olhe para Jesus Cristo e caminhe até o final. E Ele está te esperando de braços abertos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário