quinta-feira, 19 de novembro de 2015

2 Crônicas 7:14 - Estudo: ORAÇÃO

Estudo: ORAÇÃO
TEXTO: 2 Crônicas 7:14


Introdução:

Orar é falar e ouvir a Deus, é o momento onde louvamos, agradecemos, intercedemos pela vida de outros, lembramos de Suas promessas e desfrutamos de Sua presença. O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas sim para obtermos as bênçãos (para nós e para a nossa nação) e respostas que o Senhor já estaria disposto a nos conceder, mas que para isso precisamos de uma atitude: ORAR.
Neste estudo vamos a falar sobre a oração feita por Salomão.

1 - Oração de dedicação do Templo feita por Salomão (II Cr. 6:12-42)

Adoração/ Reconhecimento da fidelidade de Deus/ Lembrou a Deus das promessas que Ele havia feito a Davi (14-17);
Reconhecimento da grandeza de Deus: “mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!” (18);
Salomão pede que o Senhor veja e ouça as orações feitas por ele o pelo povo de Israel quando eles estiverem voltados para o Templo:
- quando um homem pecar.
- quando Israel for derrotado pelo inimigo por causa do pecado.
- quando se fechar o céu, e não houver chuva por haver o povo pecado.
- quando houver fome ou praga, ferrugem e mofo, gafanhotos, epidemias ou quando inimigos sitiarem a cidade por causa do pecado.
- quando o povo for para a guerra.
- quando o povo for entregue cativo aos inimigos.
 “Assim, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e teus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. Agora, levanta-te, ó Senhor, ó Deus, e vem para o teu lugar de descanso”. (39-40)
Quando Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu [...] e a glória do Senhor encheu o Templo. [...] Assim o rei e todo o povo fizeram a dedicação do Templo de Deus. (II Cr 7: 1-10)

2 - O Senhor aparece a Salomão: (II Cr 7: 11-22)

O Senhor ouviu a oração de Salomão e escolheu o templo como um lugar para sacrifício. “De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.” (15-16)
O Senhor admoesta a Salomão: “E se você andar segundo a minha vontade... se fizer tudo o que eu lhe ordeno... se obedecer aos meus decretos e às minhas leis, firmarei o seu trono.” (17-18) O Senhor diz a Salomão que se ele e o povo se afastarem d’Ele e esquecerem os Seus decretos, adorarem outros deuses, Ele os arrancaria da terra e lançaria o Templo para longe da Sua presença.

3 - A glória e a queda de Salomão: (I Re 10 e 11)

          - “Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração.” (I Re 10:23-24)
No reinado de Salomão, Israel tornou-se uma superpotência com relações comerciais com todos os países do mundo conhecido.
- Salomão possuía muitas mulheres: Além da filha de Faraó, teve muitas mulheres estrangeiras – moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias – mulheres das nações das quais o Senhor havia dito para não se casarem. Estas mulheres lhe perverteram o coração.
A idolatria de Salomão (Astarote, Milcon, Quemos, Moloque)
Além de construir altares para deuses estrangeiros, Salomão participava da adoração dos deuses de suas esposas e deve ter incluído a prostituição cultual e o sacrifício de crianças.

Salomão deixou de chamar pelo nome do Senhor e passou a chamar outros nomes, deixou de se voltar para o templo do Senhor e foi construir outros altares e adorar outros deuses, numa só solenidade ofereceu 142 mil sacrifícios para Deus, agora, desviara seu coração do Senhor, que lhe aparecera duas vezes e já o tinha advertido. 

4 - JESUS CRISTO

Jesus veio a este mundo como homem carnal, sabia que era o filho de Deus, mas estava sujeito às mesmas paixões que nós. Sabia que era o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, profeta, mestre, Sumo Sacerdote, o Cordeiro de Deus. Sabia que se ele não dependesse do Pai, em oração, o seu ministério poderia ter sido fracassado assim como o ministério de Salomão.
Embora fosse o Filho de Deus, Jesus não obteve vitória pelas próprias forças. Não fez absolutamente nada independente do Pai. Nenhum milagre ou cura que realizou foi por iniciativa própria. Ele sabia que não podia fazer nada que Deus não lhe revelasse em oração.
As grandes vitórias de Jesus na linha de frente, enquanto ministrava às necessidades das pessoas, não aconteceram de improviso. Ele já as havia conquistado antes, por meio da oração.
Antes de seguir para a linha de frente, Jesus passava um período na presença do Pai, onde recebia a revelação da vontade do Senhor. Por meio da oração, Jesus invadiu as linhas inimigas, lutou e venceu!
· ANTES de começar seu ministério, Jesus passou quarenta dias em Jejum e Oração e voltou para a Galileia no poder do Espírito (Lc 4:1-14);
· ANTES de alimentar cinco mil pessoas, multiplicando cinco pães e dois peixes, Jesus seguiu em um barco até um lugar solitário e orou. (Mt 14:13);
· ANTES de uma grande campanha de cura em Genesaré, Jesus subiu sozinho um monte e ali orou (Mt 14:22-23);
· ANTES de escolher os doze apóstolos, Jesus passou a noite orando (Lc 6:12)
· ANTES de ir para a cruz, na estrada para Jerusalém, Jesus, sabendo que ia ser preso e crucificado, subiu ao topo de uma montanha e orou, onde foi transfigurado. (Lc 9:28)
· ANTES de ser preso, esbofeteado, ridicularizado e crucificado, Jesus foi para o jardim do Getsêmani e ali falou com Deus – uma oração angustiada (Mt 26:36-46)

CONCLUSÂO

Devemos orar ao Senhor, mostrando nossa adoração a Ele, reconhecendo a Sua grandeza e fidelidade. E assim como Salomão, lembra-Lo das promessas que o Senhor tem para nós.
Nunca deixando de clamar pelo nome do Senhor, pois somos dependentes d’Ele, não podemos fazer nada sem que Deus nos conduza ou nos mostre através da oração. Precisamos ser como Jesus, ANTES de qualquer atitude que precisamos tomar, devemos passar um período na presença do PAI.
Temos de ser capazes de invadir (conquistar, dominar, entrar à força) as linhas inimigas – onde as forças do mal estão posicionadas - localizar e neutralizar o inimigo e fazer uso da arma da oração para ir além da superfície e penetrar o reino espiritual e derrubar as fortalezas de Satanás – o pecado, a doença e a morte – na vida das pessoas.
As únicas armas nesta terra poderosas o suficiente para penetrar o espírito humano, invadir o território inimigo, anular os poderes malignos e destruir fortalezas de Satanás são a ORAÇÃO e o JEJUM.


Deus abençoe!

Créditos : Pregação Glaucia IBMR Data:03/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário