sexta-feira, 20 de novembro de 2015

HONRAR PAI E MÃE - INTIMIDADE COM OS PAIS - Ef 6:1-3


INTIMIDADE COM OS PAIS

O quão próximo você é de seus pais? Em quem você tem confiado mais, em seus pais ou seus amigos? Como fazer para poder viver bem com meus pais? Busque primeiramente a presença de Deus, ela será fundamental para que você tenha um bom relacionamento com seus pais.

·          Viver na presença de Deus!

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Efésios 6:1-3

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os Tolos desprezam  sabedoria e não querem aprender. Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram sua aparência.
Provérbios 1:7-9

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Colossenses 3:20

·         OBEDECER

Em nossa juventude nós pensamos muitas vezes que sabemos tudo, que somos o dono da razão. Em alguma situações podemos até estar certo, mas a bíblia nos ensina que devemos sem obedientes em TUDO para com os nossos pais (Cl3:20).
As vezes eu to falando isso, e você pode estar pensando: ele não sabe o que eu vivo, só eu sei o a que eu passo nas mãos de meus pais, meu pai é um bêbado, minha mãe nem acredita em Deus, ela até atrapalha na minha caminhada com Ele.... E você tem razão,eu realmente não sei o que passa na vida de cada um, mas Deus sabe, e se ele tem permitido você passar por tamanha dificuldade é porque Ele confia em você, você é um guerreiro, uma guerreira nas mãos do Senhor. Toda essa dificuldade que você passa, certamente é permissão de Deus, para que você tenha a oportunidade de fazer a diferença em seu lar, comece perdoando, o perdão abrirá uma porta enorme para uma nova fase, um novo nível de intimidade sua com Deus, sua com os seus pais.
É nosso dever obedecer a nossos pais quer entendamos ou não a razão da ordem deles, quer concordemos e gostemos ou não da ordem deles. A verdadeira prova de obediência é quando nos é mandado fazer alguma coisa contra nossas inclinações ou vontade e mesmo assim o fazemos.
Jesus sendo Jesus,  foi um filho obediente, veja o que a bíblia fala a respeito do 
relacionamento dele com Maria e José:

Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e CONTINUAVA a ser obediente a eles. E sua mãe guardava tudo isso no coração.
Lucas2:51

O que mais me chama a atenção é a a palavra CONTINUAVA, pois essa palavra nos da entender que era uma pratica diária de Jesus.
Podemos até pensar: Mas para Jesus era mais fácil, Jesus era e sempre foi  Deus.... Não, certamente não era mais fácil, creio que foi muito mais difícil para Jesus do que para nós, justamente pelo fato de ele ser Deus, ele humildemente conseguiu como HOMEM se submeter aos ensinos e vontades de dois pecadores.
Obediência envolve submissão, Cristo foi submisso, durante toda sua vida, que conhece o autor da seguinte frase:
Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; mas, não seja feita minha vontade, mas a SUA.
Mateus 26:39

As vezes dói ser submisso, não é gostoso, prazeroso ser submisso, porém quando somos submissos, estamos de acordo com a palavra de Deus, é uma forma de declaramos nosso amor para ELE e para nossos pais, e se o amamos podemos ter paz, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, isso é uma certeza, porque é bíblico e a bíblia não mente. Pode ter certeza, que alguns sofrimentos leves e momentâneos que passamos em favor do nome do Senhor, serão transformados em alegrias eternas!


·         HONRAR

Manja quando um soldado recebe uma medalha de honra ao mérito por ter executado alguma missão?
Quando um jogador famoso recebe a bola de ouro por ser o melhor jogador do ano?
Quando uma pessoa é promovida em seu serviço?
Essas pessoas são honradas pelos serviços prestados.
Os pais são pessoas que oferecem serviço especial dia após dia, tomando decisões e fazendo sacrifícios no melhor interesse de seus filhos. Muitos pais prefeririam a honra e o respeito de seus filhos a qualquer medalha de honra. As bíblia, de fato, ordenam aos filhos que honrem seus pais. O apóstolo Paulo escreveu: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3).

Diferenças HONRAR E DESONRAR:

Sempre quando penso na palavra honrar, eu me lembro de um coisa que marcou muito para mim, em um estudo que fiz escrito pelo Max Lucado, que no original, no hebraico essa palavra é KABED  e significa literalmente “ser de peso, de valor, honrar”  . Quando honramos uma pessoa, automaticamente estamos declarando que essa pessoa é digna de respeito, que sua palavras tem peso e valor, por isso deve ser acatadas. 

Mas o que mais me marcou é exatamente o oposto disso, a palavra oposta de KABED é a palavra
QALAL  que significa “tornar leviano, de pouco peso, desonrar, amaldiçoar” . O contraste é surpreendente pois quando desonramos nossos pais, nós não somente deixamos de honrar, mas nós lançamos maldição sobre a vida deles. Isso é muito serio, talvez muitas coisas que acontecem com nossos pais podem ter parte de culpa nossa. Por outro lado, se os honramos, nós os abençoamos, veja que privilégio!!!!

Obedecer é diferente de honrar: Certamente honrar pai e mãe incluirá obediência, mas esta responsabilidade acarreta muito mais, nós devemos tratar nossos pais com respeito, se grosseria, podemos demonstrar respeito simplesmente ouvindo o que eles tem a dizer.

Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. Faça que o seu pai se alegre por causa de você, dê a sua mãe esse prazer.
Provérbios 23:22-25

Honrar com ajuda financeira:
Jesus ensinou que honrar os pais envolvia apoio financeiro em casos de necessidade, vamos ler MARCOS 7;1-13. Religião egocêntrica !!! Jesus sempre bateu de frente com os religiosos. Deste aquela época as pessoas se apoiavam em “ensinos religiosos” para interpretações coniventes. Neste caso a pior parte desta tradição era que o homem que “Consagrasse” seus bens como poderia ficar com estes bens e usá-los para si! É fácil de ver que o ponto desta tradição era simplesmente evitar a responsabilidade de uma pessoa para com pai e mãe. A reprovação de Jesus ilustra claramente que a responsabilidade por honrar pai e mãe também incluía assistência financeira quando necessitada.
    Esses fariseus eram "embaçados" né? Que povo difícil, só pensavam neles mesmos...Julgavam as atitudes dos outros (neste caso os discípulos) mas não se importavam com os próprios erros. Hoje em dia existe alguém assim? Quantas vezes você e eu não agimos dessa maneira?
Quantas vezes não deixamos de honrar as pessoas que são dignas de honra para podermos fazer coisas de nossos próprios interesses?
*Ajudar com uma conta de luz, com alguma divida atrasada, abastecendo o carro, ajudando a pagar o aluguel e etc etc

Cuidar deles quando idosos:
Escrevendo a Timóteo, Paulo também ressaltou a responsabilidade dos filhos em cuidar de seus pais idosos. Falando da igreja ajudar as viúvas, ele instruiu: "Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores, pois isto é aceitável diante de Deus ... ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" .


Cuide das viúvas que não tem ninguém para ajuda-las. Mas, e alguma viúva tiver filhos ou netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos. Cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso. A verdadeira viúva, aquela que não tem ninguém para cuidar dela, põe sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo ajuda Dele, porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior dos que os que não creem..
1 Timóteo 5:3-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário