quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MARCAS DO CARÁTER



ESTUDO : MARCAS DO CARÁTER

TEXTO : Filipenses 2:19-23 e 2 Timóteo 2:15

Introdução.
Todos nós sabemos que muitos se afastaram do Evangelho de Cristo. Nós poderíamos relacionar em uma lista pessoas que caíram mencionando pais de família, esposas, filhos consagrados, profissionais conceituados em suas funções, escritores, mestres, apóstolos, presidentes de associações evangélicas nacionais ou internacionais e até mesmo pastores de “mega igrejas”. A minha interrogação é: O caráter pode estar por trás de tudo isso?
Através deste estudo compreenderemos que não basta termos talentos, é necessário ter profundidade de caráter, é preciso SER antes de TER.

1º) Definição de caráter
·        Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é definido por: “qualidade inerente a uma pessoa, animal ou coisa; o que os distingue de outra pessoa, animal ou coisa; o conjunto dos traços particulares, o modo de ser de um indivíduo, ou de um grupo; índole, natureza, temperamento”.
·        O significado literal do termo grego charaktēr é “estampa”, “impressão”, “gravação”, “sinal”, “marca” ou “reprodução exata”.
·        Caráter é algo que vai sendo formado e impresso com o tempo em nosso interior, uma verdadeira marca. O caráter de cada qual não é formado do dia para noite. É um processo gradual que está relacionado a um amplo conjunto de fatores que influenciam na formação de cada um. Meios como TV, internet, família, religião, infância, desprazeres, decepções, alegrias, enfim, uma gama variada de fatores influenciam na formação do caráter de cada indivíduo.
·        Dicionário de Psicologia:  conjunto de traços de personalidade que tem sentido moral. São os traços avaliados como bons ou maus (dignidade, lealdade, honestidade, honradez, etc). Inclui o comportamento e a consciência moral. Caráter adquirido é a característica que não é hereditário, é desenvolvido em decorrência da ação das condições ambientais, familiares e pedagógicas.
·        R. N. Champlin (estudioso das Escrituras) em sua Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia define e comenta o caráter como “aquilo que caracteriza um homem, sobretudo em seu progresso espiritual, pois as Escrituras frisam o progresso do caráter no sentido do avanço dentro do processo de transformação segundo a imagem de Cristo, cujo alvo é o aperfeiçoamento dos santos. (Rm 12.2)

Só o talento não é suficiente é preciso ter caráter.
(Jó 1.1; Dn 6.4)

2º) Por que pensamos nesse assunto do caráter?

2.1) O (mau) caráter compromete sua comunhão intima com Deus.
·        Gn 4.16: Caim retirou-se da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
·        Jr 2.5: Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após ídolos vãos e tornando-se sem valor eles mesmos?
·        Mt 15.8: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

A grandeza de um país não depende da extensão do seu território, mas do caráter do seu povo.
(Colbert, 1619-1683, francês, inspetor das finanças do rei Luis XIV)

2.2) O (mau) caráter pode impedir sua carreira ministerial ou profissional (plataforma da queda)
2 Re 5.20-27: A ganância de Geazi impediu sua carreira ministerial.
Geazi encontrou a oportunidade perfeita para ficar rico, ao pedir a recompensa que Eliseu rejeitara. Infelizmente houve três problemas com o seu plano:
1.       ele aceitou o dinheiro que fora oferecido a outra pessoa;
2.       erroneamente concluiu que o dinheiro poderia ser trocado pelas bênçãos de cura e misericórdia  de Deus;
3.       mentiu e tentou ocultar seus motivos para aceitar o dinheiro.

2.3) O (mau) caráter pode colocar em sofrimento sua família, filhos e pessoas a quem você ama
2 Re 7.1-26: Acã e sua família são mortos por causa do seu mau caráter.
Os resultados do pecado de Acã:
1.       muitos homens morreram (7.5);
2.       o exército de Israel desfaleceu de medo (7.5)
3.       Josué questionou a Deus (7.7-9)
4.       Deus ameaçou retirar sua presença do meio do povo (7.12)
5.       Acã e sua família foram mortos (7.24-26)

A única coisa que volta do túmulo com os que choram e se recusa a ser enterrada é o caráter de um homem.
(Pastor J. R. Miller, um dos organizadores da igreja Luterana na Carolina do Norte/EUA em 1813)

2.4) O (mau) caráter gera quebra de confiança, o que pode fechar as portas.
2 Tm 4.14-15: Alexandre, o latoeiro, guarda-te dele.... A quebra de confiança nos afasta das pessoas, impede a nossa comunhão.
1 Co 5.11: Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idolatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador, com esse tal nem ainda comais. A quebra de confiança fecha as portas para o convívio de irmãos.

2.5) O (mau) caráter atrai o juízo de Deus.
At 5.1-11: Ananias e Safira, sua mulher, tinham o direito de reter todo o produto da venda da sua terra, uma vez que era tudo deles. Mas o pecado da avareza resultou em hipocrisia e mentira. Ananias e Safira queriam ser bem vistos pela igreja, sacrificando tudo que tinham.


CONCLUSÃO:


Seu CARÁTER determina quem você É.


Quem você É determina o que você VÊ.


O que você VÊ determina o que você PENSA.


O que você PENSA determina o que você FAZ.

Em toda a Bíblia o SER vem antes do TER e do FAZER.
Nada compromete mais a pregação do Evangelho diante do mundo do que a incoerência entre a mensagem que pregamos e a vida que vivemos.
Pregação Pastor Walter em 15/01/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário