segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES



TEMA : O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES
TEXTO : 1 Timóteo 6:16


Introdução

É comum ouvirmos histórias de desvio de dinheiro público, roubo de verba de empresas privadas, ricos fazendeiros que acumulam riquezas explorando trabalho escravo e empresas milionárias com empregados miseráveis.
Claro! Não há como negar: o dinheiro é extremamente útil. Afinal, hospitais, escolas e tantas coisas indispensáveis custam dinheiro; isto sem falar que sem ele não podemos comprar comida, conseguir habitação, vestuário. Enfim, o dinheiro faz a roda girar neste nosso mundo, e é nele que vivemos. Por outro lado, também não há como negarmos que por causa do amor ao dinheiro é que existiram e existem mentiras, traições, desonestidades, guerras e maldades. Podemos até achar que o dinheiro só cai em mãos erradas. Mas o dinheiro corrompe o coração com muita facilidade.

Como você poderá se manter afastado do amor ao dinheiro?

O apostolo Paulo nos dará algumas diretrizes:

1º) Entenda que um dia todas as riquezas terão fim. (1 Tm 6: 7,17)
Pois é um recurso usado somente para vivermos aqui na terra, e os que crêem em Jesus e O obedecem eles viverão para sempre no céu e lá não precisaremos do dinheiro (Ap. 22:1-6).
O próprio Jesus nos alertou que não devemos acumular riquezas (tesouros) aqui na terra (Mateus 6:19).

2º) Fique satisfeito com aquilo que possui. (1 Tm 6:8)
É fundamental sempre distinguir entre necessidades e desejos. Mesmo tendo tudo o que precisamos para viver, podemos nos tornar ansiosos e descontentes apenas por querermos alguma outra coisa.
Infelizmente nossa sociedade valoriza excessivamente a riqueza e os bens materiais. As pessoas são classificadas de acordo com a renda: classe baixa, classe média e classe alta. Somos constantemente bombardeados com propagandas que procuram despertar o desejo da pessoa de "subir na escala social". Isso se tornou parte da realidade cotidiana. Algumas propagandas recorrem ao tema: "Você merece..." ou "Você deve isso a si mesmo..." As agências de propaganda conhecem bem a natureza humana e a exploram habilmente para promover os produtos e serviços. Como cristãos, precisamos estar vigilantes contra esses estímulos.

3º) Controle o que você está disposto a fazer para conseguir mais dinheiro. (1 Tm 6:9,10)
Dinheiro não é o problema. É o amor ao dinheiro que leva ao mal (1 Tm 6.10) e faz com que algumas pessoas oprimam as outras a fim de conseguir mais dinheiro. O apóstolo ainda afirma que esse dinheiro chega a enferrujar e a "sua ferrugem há de se por como testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes” (Tg 5.3).
O próprio dinheiro trará desgraça sobre aquele que o adora.  Quem enriquece através de injustiças pode até ficar impune aqui na terra, mas receberá a condenação eterna de Deus.


4º) Ame mais as pessoas do que o dinheiro. 1 Tm 6:11
A busca ao dinheiro tornou as pessoas egoísta e avarenta, pensando só em si e deixando de amar e atender as necessidades das pessoas.
Jesus valorizou mais o ato de amor de Maria para com Ele, do que o valor financeiro que o perfume tinha (João 12:3-8)

5º) Ame mais a obra de Deus do que o dinheiro. 1 Tm 6:11
Desde o início, a igreja do Senhor tem recebido e usado dinheiro no seu trabalho. No Novo Testamento, aprendemos que a igreja recebeu dinheiro por ofertas voluntárias (Atos 4:32-37). Essas ofertas foram feitas em cada congregação local, e a própria congregação empregou o dinheiro no trabalho autorizado por Deus. Cada cristão tem a responsabilidade de dar “conforme a sua prosperidade” (1 Coríntios 16:2), “segundo tiver proposto no coração” e “com alegria” (2 Coríntios 9:7).
Jesus elogiou o espírito de sacrifício da viúva pobre (Lucas 21:1-4). Paulo agradeceu o sacrifício dos filipenses como uma oferta agradável a Deus (Filipenses 4:18). Ele elogiou os irmãos da Macedônia por sua generosidade, dizendo que “deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor” (2 Coríntios 8:5).

6º)Partilhe livremente o que você possui com as outras pessoas. 1 Tm 6:18
Como discípulos de Cristo, temos a responsabilidade de usar o nosso dinheiro para ajudar os necessitados. Generosidade faz parte do caráter do cristão verdadeiro. Devemos trabalhar para ter condições para ajudar outros (Efésios 4:28). Os que são abençoados com coisas materiais devem as usar para boas obras de caridade (1 Timóteo 6:17-18). Vamos meditar nos ensinamentos bíblicos para aprender como mostrar esse cuidado para os outros (leia Salmo 112:5-6; Mateus 19:21; 1 João 3:17).

CONCLUSÃO:

Muitas pessoas são escravas do dinheiro. Lutam tanto para ter dinheiro que nem têm tempo para aproveitar dele! O desejo de ter coisas e acumular riquezas domina a vida de muita gente. Infelizmente a maioria das pessoas ainda acredita que o dinheiro traz felicidade. As pessoas ricas que almejam uma riqueza ainda maior podem estar aprisionadas a um círculo vicioso que somente termina em ruína e perdição. 
O servo de Deus precisa reconhecer que o nosso dinheiro é uma ferramenta que devemos empregar para fazer a vontade de Deus. Somos privilegiados em participar do trabalho de uma igreja e em ter condições para sustentar a família e ajudar outras pessoas.
Jesus ensinou claramente que nós temos que escolher entre dois senhores (Mateus 6:19-34).
Se sua vida gira em torno do dinheiro, se o seu coração está preso e você praticou injustiças, procure libertação. Restitua a quem você prejudicou, distribua o que possui, use os seus bens para a glória de Deus. Entregue o seu coração a Jesus e deixe que ele transforme a sua vida.

Estudo dos Pequenos Grupos IBMR (18/02/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário