sexta-feira, 30 de agosto de 2013

QUAL É A MISSÃO DA IGREJA?




Estudo: QUAL É A MISSÃO DA IGREJA?
TEXTO: Atos dos Apóstolos 13:1-3




Introdução

Qual é a missão da igreja? Qual a tarefa que Deus deu à igreja, para ela realizar enquanto estiver neste mundo? A resposta imediata que alguns teólogos dão é: - a Glória de Deus! A igreja existe para a Glória de Deus. Se considerarmos a razão da existência de todas as coisas a Glória de Deus é a resposta certa conforme está em Romanos 11.36 e 1 Coríntios 10.31.
Tudo existe para a Glória de Deus e tudo o que fizermos deve ser para a glória de Deus. O fim principal da nossa existência é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre, mas, para glorificar a Deus uma pessoa precisa ser evangelizada por um missionário e ser convertida pelo Espírito Santo (Rm 10.13-15). Logo, se conclui que a maneira mais eficaz de promover a Glória de Deus é cumprindo a missão evangelizadora que Ele deu à igreja. Jesus conclui que quando evangelizamos o Pai produz adoradores verdadeiros. (Jo 4. 19-30). Através deste estudo entenderemos a ação do Espírito Santo sobre a igreja do Senhor, para que a Sua obra avance.

1) O ESPÍRITO SANTO CHAMA (VOCACIONA OBREIROS) – OS MISSIONÁRIOS – Atos 13.2
“Servindo”: no grego significa serviço público sem remuneração, indicando qualquer serviço feito no nome e para o Senhor.
“disse o Espírito Santo: separai-me agora a Barnabé e a Saulo”: é de notar que os homens chamados por Deus para a obra missionária eram os mais capazes da igreja, porque o Senhor os capacitou.
Nota: o verdadeiro missionário é – 1) separado (vs 2); 2) enviado (vs 4) e 3) cheio do Espírito Santo (vs 9).

2) O ESPÍRITO SANTO OS ENVIA – Atos 13.4
Quando Deus chama, Ele mesmo envia para onde quer. É o Senhor quem determina onde o serviremos, por isso existem os missionários locais e transculturais. O Senhor é soberano e sempre está no controle e direção de todas as coisas.

3) O ESPÍRITO SANTO REVESTE (PREPARA) PARA O SERVIÇO – Atos 13.9
Paulo falou a Elimas, o mágico, cheio do Espírito Santo, ele não falou do que era propriamente seu, mas falou da parte do Senhor, porque é o Senhor quem prepara os seus servos para a Sua obra.

4) O ESPÍRITO SANTO SUSTENTA E DÁ ALEGRIA – Atos 13.52
Paulo e Barnabé foram expulsos de Antioquia pelos judeus invejosos da obra que se realizava na região, ainda assim eles transbordavam de alegria e do Espírito Santo, porque aquele que está cheio de alegria, em meio de dificuldades e perseguição, demonstra a plena ação do Espírito Santo.

5) O ESPÍRITO SANTO CONFIRMA SEU SERVIÇO – Atos 15.8
O Senhor enviou o Seu Espírito sobre o seu povo Israel e posteriormente sobre os gentios, confirmando que Sua obra é para todos os que crêem e recebem Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

6) O ESPÍRITO SANTO É SEU CONSELHEIRO – Atos 15.28
Diante da controvérsia sobre a circuncisão dos gentios, os apóstolos se reuniram para buscar a direção de Deus para resolver o impasse, e o Espírito Santo os aconselho sobre como proceder. Quando houver dúvidas ou impasses na obra do Senhor, devemos buscar sempre a direção do Espírito Santo, confiar sempre no Senhor e não em nós mesmos.  A obediência à vontade do Senhor fortalece e prospera a igreja (At 16.4-5).

7) O ESPÍRITO SANTO ABRE E FECHA PORTAS – Atos 16.6-9
·        O Espírito Santo impediu Paulo e Timóteo de pregar na Ásia, mas os conduziu à Macedônia (vs. 10). O Senhor envia seus servos conforme a Sua vontade e os servos obedecem ao Seu Senhor.
·        “...impedidos pelo Espírito Santo...” (vs. 6): não haverá sucesso no serviço se não ouvirmos a voz do Espírito Santo; se não seguirmos a direção que o Espírito Santo nos mostra e se não obedecermos ao ide de Jesus.
·        O Espírito Santo nos orienta de várias maneiras, então, quando você buscar a vontade de Deus: 1º) Tenha certeza de que seu plano está em harmonia com a Palavra Dele; 2º) peça conselhos aos cristãos mais experientes; 3º) confira suas motivações, à fim de verificar se você está tentando fazer a sua vontade ou a de Deus; e 4º) ore para o Espírito Santo abrir e fechar as portas, como convém.
·        O “Espírito de Jesus” é o Espírito Santo (vs 7-9): por duas vezes ele fechou as portas para Paulo, por isso o apóstolo reconsiderou em que direção deveria ir para divulgar as Boas Novas. Em visão (16.9) Paulo recebeu uma direção definida e, com toda obediência, viajou com Timóteo para a Macedônia.
·        O Espírito Santo nos dirige aos lugares corretos, mas também nos desvia dos errados. Ao buscarmos a vontade de Deus é importante saber o que Ele deseja que façamos e para onde quer que sigamos.

CONCLUSÃO

A igreja separou Barnabé e Paulo para a obra que Deus tinha para eles, um propósito especial. Nós também devemos separar nossos pastores, missionários e obreiros cristãos para Suas tarefas. Também podemos usar nosso tempo, dinheiro e talentos para a obra de Deus. Pergunte à Deus o que ELE quer que você separe para ELE.
A igreja estava envolvida no envio de Paulo e Barnabé, mas o plano era de Deus.

Afinal nós fomos feitos para essa missão...

PROCLAMAI          !!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário